Para muitos, o Google há muito é considerado o principal recurso para todas as pesquisas.
Mas cerca de 40% da geração Z prefere descobrir informações – como planejar férias, decidir quais produtos para a pele funcionam melhor ou escolher um restaurante para uma refeição – em outras plataformas.
Isso está de acordo com dados compartilhados por Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, que em um evento da Fortune Magazine na semana passada citou a pesquisa interna da empresa que descobriu que quase metade dos jovens usa TikTok ou Instagram em vez do Google Maps ou Google Search. A idade dos entrevistados varia de 18 a 24 anos, de acordo com o TechCrunch .
Então, o que motivou a mudança nos hábitos de pesquisa? Quando perguntados por que eles não usam tanto o Google, os Gen Zers entrevistados pela NBC News tiveram uma resposta simples: eles preferem plataformas visuais.
“Uma coisa é ler sobre o que fazer nesta área ou como este produto funciona, mas outra coisa é ver”, disse Anne-Christine Fignole, 21. A moradora da Flórida disse que não usa mais o Google para pesquisa.
Melhorias nas ferramentas de pesquisa do TikTok – como um recurso de texto preditivo que sugere pesquisas comuns enquanto o usuário está digitando – também limitaram a necessidade de muitos saírem da plataforma.
“Eu e meus amigos, todos nós temos a mesma faixa etária… somos aprendizes visuais e, com o TikTok, é rápido e fácil ver um vídeo sobre algo que eu quero saber mais”, Talia Magee, 24, disse.
Como disse Chelsea, um criador de conteúdo de Las Vegas: “TikTok é meu Google”.
“É como eu procuro recomendações de produtos, como fazer as coisas, para onde ir, até mesmo passeios de apartamento!” ela escreveu no Twitter . “O TikTok está mudando lentamente para o Google, especialmente com a atualização que está chegando em breve”.
TikTok is my Google..
It’s how I search for product recommendations, how to do things, where to go, even apartment tours!
TikTok is slowly changing into Google especially with their update that is coming soon.
I’m excited to see how this helps and benefits creators + brands.— Chelsea // UGC CREATOR ✨ (@ChelseaUGC) July 16, 2022
Um porta-voz do Google direcionou à NBC News para sua postagem no blog intitulada “Nossa abordagem à concorrência nos EUA”
“Enfrentamos uma concorrência robusta de uma variedade de fontes, incluindo mecanismos de pesquisa gerais e especializados, bem como aplicativos dedicados”, diz o post.
“Nosso objetivo com a Pesquisa é fornecer às pessoas as informações mais relevantes e úteis disponíveis”, de acordo com o post. “As pessoas têm mais maneiras de pesquisar informações do que nunca – e cada vez mais isso está acontecendo fora do contexto de apenas um mecanismo de pesquisa.”
De acordo com Raghavan, o Google está testando alguns recursos mais recentes. A empresa anunciou recentemente tipos de mapas mais imersivos .
“Todos nós continuamos aprendendo, repetidamente, que os novos usuários da Internet não têm as expectativas e a mentalidade com a qual nos acostumamos”, disse ele no evento Fortune na semana passada.
“Os mais jovens não vêm com expectativas predefinidas”, disse Raghavan, acrescentando que “as perguntas que eles fazem são completamente diferentes”.
“A jornada começa de formas diferentes do que antes, em formas visualmente ricas”, disse ele.
Se o Google não evoluir, alguns acreditam que o TikTok acabará por superá-lo como a principal ferramenta de pesquisa.
“Na minha geração, não quero dizer que o Google está desaparecendo completamente… talvez usá-lo para, tipo, um projeto escolar ou algo assim”, disse Magee. Mas “as pessoas não têm tempo para sentar e assistir as notícias ou olhar para um feed de notícias. O TikTok é a maneira mais rápida de obter informações.”
“O Google deu origem a instituições”, escreveu um usuário do Twitter . “O TikTok deu origem a indivíduos. As pessoas querem ouvir as pessoas – e não há lugar melhor para isso do que no TikTok.”
Fonte: NBC News