Se você não gosta de todas as postagens recomendadas de pessoas e perfis que você não segue poluindo seu feed do Instagram, provavelmente não vai gostar do que Meta tinha a dizer sobre eles no anúncio de ganhos de ontem.
A Meta postou hoje um resultado de lucro pessimista, com uso e receita abaixo do esperado, e na teleconferência de resultados subsequente , o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, delineou suas principais áreas de foco no futuro, à medida que a empresa procura navegar em um período de incerteza econômica.
Uma das principais áreas de foco, é claro, é o Reels, que é o elemento de crescimento mais rápido da empresa com base no envolvimento do usuário.
Então, como a Meta planeja continuar crescendo em Reels?
Através de mais recomendações, é claro.
Conforme explicado por Zuckerberg :
“Uma das principais transformações em nossos negócios no momento é que os feeds sociais estão deixando de ser conduzidos principalmente pelas pessoas e contas que você segue para cada vez mais conduzidos pela IA (inteligência artificial) recomendando conteúdo que você achará interessante no Facebook ou Instagram, mesmo se você não seguir esses criadores. O conteúdo social de pessoas que você conhece continuará sendo uma parte importante da experiência e alguns de nossos conteúdos mais diferenciados, mas cada vez mais poderemos complementar isso com outros conteúdos interessantes de nossas redes.”
O que, é claro, está alinhado com a abordagem do TikTok – parte do sucesso do TikTok está em seu feed principal ultra-viciante ‘Para você’, que é uma lista com curadoria do conteúdo mais popular de toda a plataforma, alinhado aos seus interesses.
Como o TikTok nunca foi construído com um gráfico social em mente (ou seja, conectar-se com amigos e familiares), isso fornece um conjunto muito mais amplo de clipes para mostrar às pessoas, o que o Meta vê claramente como um elemento central de seu fascínio.
Que agora está tentando replicar – para grande desgosto de muitos usuários.
Mas mais recomendações estão chegando:
“No momento, cerca de 15% do conteúdo do feed do Facebook de uma pessoa e um pouco mais do que o feed do Instagram é recomendado por nossa IA de pessoas, grupos ou contas que você não segue. Esperamos que esses números mais que dobrem até o final do próximo ano.”
Isso é muito. Portanto, os aplicativos do Meta não apenas não reduzirão a quantidade de conteúdo aleatório em seus feeds, como também o duplicarão, o que verá seu novo feed ‘Home’ do Facebook (em oposição ao seu fluxo ‘Feeds’) cada vez mais carregado com conteúdo de Páginas e pessoas que você não escolheu seguir, enquanto sua linha do tempo do Instagram também continuará espaçando cada vez mais as atualizações de seus amigos, entre as postagens recomendadas.
Isso ocorre poucos dias depois que uma petição de usuários para ‘Make Instagram Instagram Again’ ganhou força significativa depois que Kylie Jenner e Kim Kardashian compartilharam seu apoio à iniciativa, que, entre outras coisas, pede ao Instagram que ‘pare de tentar ser TikTok’ e ajudar os usuários a ver ‘fotos fofas’ de seus amigos mais uma vez, em oposição a vídeos aleatórios recomendados.
Mas o Instagram reiterou que esse é o caminho a seguir , com base nas tendências dos usuários. E agora, Zuckerberg deu um passo adiante, dizendo que não apenas não mudará o curso, mas na verdade vai se dirigir mais nessa direção, pois busca maximizar o envolvimento do usuário.
“À medida que nossa IA encontra conteúdo adicional que as pessoas acham interessante, isso aumenta o engajamento e a qualidade de nossos feeds […] O engajamento do Reels também está crescendo rapidamente. Compartilhei no último trimestre que os Reels já compunham 20% do tempo que as pessoas gastam no Instagram. Neste trimestre, vimos um aumento de mais de 30% no tempo que as pessoas passaram interagindo com os Reels no Facebook e no Instagram. Os avanços da IA estão impulsionando muitas dessas melhorias, e um exemplo é que, após o lançamento de um novo grande modelo de IA para recomendações, vimos um aumento de 15% no tempo de exibição no player de vídeo Reels apenas no Facebook.”
Você pode não gostar dessa mudança, junto com os Kardashians, mas as estatísticas não mentem, e se o Meta está fazendo com que mais pessoas passem mais tempo em seus aplicativos como resultado de bombear mais conteúdo recomendado nos feeds dos usuários, você pode apostar que continuará a fazê-lo, como Zuckerberg afirmou aqui.
Zuckerberg também observa que as pessoas estão cada vez mais compartilhando conteúdo em privado, em vez de comentar e se envolver diretamente em uma postagem. Portanto, mesmo que as estatísticas de engajamento direto em uma postagem não sejam massivas, isso não significa que não estejam sendo redistribuídas nos canais de mensagens, o que se tornou um caminho importante para o compartilhamento de conteúdo.
Essa é uma tendência relevante para os profissionais de marketing observarem, que os usuários estão procurando alertar amigos para mais conteúdo, principalmente clipes de bobinas, por meio de DMs.
Zuckerberg também discutiu a monetização do Reels, observando que os anúncios do Reels estão agora a caminho de gerar mais de US$ 1 bilhão em receita anual, enquanto também busca aumentar a carga de anúncios do Reels e melhorar sua compreensão de IA dos clipes do Reels para ajudar os anunciantes a direcionar melhor seus Publicidades.
Portanto, mais bobinas, mais conteúdo recomendado e mais anúncios intercalados em suas experiências no Facebook e no IG.
Pessoalmente, isso não parece uma receita para o sucesso a longo prazo. Mas, novamente, as estatísticas contam a história e, à medida que mais usuários consomem mais bobinas e conteúdo recomendado, o Meta continuará alimentando isso da maneira que puder.
Portanto, não é o Meta que você deve culpar se odeia a forma como as coisas estão mudando, são as pessoas em geral, já que os hábitos de uso são, como sempre, a bússola do Meta.
Não é Mark Zuckerberg e Adam Mosseri que estão fazendo isso, é sua mãe, sua irmã, essas pessoas do outro lado da rua – são todos os outros usuários do Instagram e do Facebook que continuam acessando as postagens recomendadas e rolando por rolos aleatórios enquanto procuram afastar o tédio.
Talvez diga a eles para baixar o TikTok. Isso pode resolver.
Fonte: Social Media Today