Não dá para negar que as redes sociais fazem parte do dia-a-dia de grande parte dos brasileiros. E, onde está o público, estão também as empresas tentando conquistá-los. Como os consumidores mudaram de comportamento com a chegada da pandemia, as empresas também tiveram que se atualizar e muitas delas apostaram nas redes sociais para continuar tocando os negócios.
De acordo com uma pesquisa realizada pela All iN Social Miner mostrou que 76% dos brasileiros recorrem às redes sociais para comprar. A pesquisa ainda revelou que 56% buscam avaliação de outros clientes e 54% usam as redes sociais para comparar preços. Então, hoje você vai entender qual a importância das redes sociais para as empresas. Boa leitura!
As redes sociais são responsáveis por trazerem muito tráfego, fluxo e pessoas interessadas em conhecer uma marca ou produto. O consultor Cláudio Carvajal explica que “o social commerce é a área do marketing digital que lida com a comunicação com o cliente através das redes sociais para otimizar o marketing e as vendas dessa empresa”, disse.
Porém, existem várias razões para uma empresa querer fazer marketing digital pelas redes sociais. Confira agora os principais motivos que levam uma empresa a criar perfis em redes sociais:
– Aumentar a visibilidade:
Este é o principal objetivo de quem investe no marketing digital. As redes sociais são ótimos canais para fazer com que os usuários reconheçam a sua marca. Investir em anúncios e fazer com que suas publicações cheguem a mais pessoas são alternativas para o famoso branding.
– Construir relacionamento:
Através das redes sociais, as empresas podem conhecer a opinião real dos seus clientes para construir uma relação de proximidade Muitos, acreditam que as redes funcionam como uma espécie de termômetro, medindo a “temperatura” da relação. Existem diversos tipos de plataformas para fazer essa interação, desde as mais conhecidas até as fechadas como os Grupos de Facebook – um ambiente controlado em que você consegue ter a certeza de estar falando apenas com clientes.
– Trabalhar o posicionamento de marca:
Se posicionar nas redes sociais é muito valioso para que você conquiste mais relevância no mercado. A forma no qual sua empresa se posiciona influencia em como os consumidores enxergam a sua performance no geral, por isso é importante criar estratégias para garantir uma boa imagem.
– Melhorar o engajamento:
Para manter os clientes atuais e conquistar novos, é fundamental ter conteúdos que engajam. Quando o cliente está engajado, a probabilidade de ele indicar seu produto ou serviço para outras pessoas é altíssima.
O engajamento nas redes sociais pode acontecer de diversas formas: usando emojis, comentários, curtidas, marcações e compartilhamentos. Muitos desses sentimentos e reações podem ser estimulados pela própria marca com uso de gatilhos mentais, por exemplo.
– Construir uma base de clientes fiéis:
Ao fazer monitoramento nas redes sociais você consegue ter Insights sobre a saudabilidade da marca, e pode criar um plano de ação voltado para os clientes que consomem o seu produto e interagem de forma positiva.
– Gerar tráfego para outros canais:
As redes sociais também servem como fonte de geração de tráfego para outros canais da marca, como site, blog, landing pages, e-commerce, youtube, etc. Mas, este tipo de interação deve ser usada de maneira inteligente em conjunto com outras ações de marketing digital.
Como vimos, pelo menos um perfil em uma rede social é fundamental para se comunicar com seus clientes. E, se você pensa em investir nesta área, a “Meu Cartaz” oferece todo o suporte para o que precisar. Na parte de redes sociais, atuamos na criação de conteúdo e no gerenciamento dos perfis. Além disso, também trabalhamos com a geração de Leads, segmentação e automação de e-mail marketing e contamos com um time de jornalistas experientes para criação e revisão de posts em blogs.
Gostou? Então entre em contato com a gente e conheça todas as opções disponíveis para bombar com as redes da sua empresa na internet.