O todo-poderoso Feed de Notícias do Facebook está sendo dividido em dois… mais ou menos. Hoje, está anunciando dois feeds que agora serão encontrados em seus aplicativos iOS e Android. Página inicial é o novo nome da guia que você vê quando abre o aplicativo pela primeira vez e foi projetada para descoberta baseada em algoritmos com bobinas, histórias e outros conteúdos personalizados. Depois, há uma guia de Feeds totalmente nova, que contém postagens recentes de amigos, grupos, páginas do Facebook e favoritos, sem postagens “Sugeridas para você” à vista.
As duas guias estarão acessíveis nas versões iOS e Android do aplicativo do Facebook, onde começarão a aparecer na barra de atalhos hoje. O comunicado de imprensa da Meta diz que o conteúdo desta barra foi projetado para mudar com base em quais guias os usuários passam mais tempo, mas as guias podem ser fixadas para garantir que suas posições não mudem. A empresa espera que as atualizações sejam lançadas globalmente na próxima semana.
“Um dos recursos mais solicitados para o Facebook é garantir que as pessoas não percam as postagens dos amigos”, escreveu o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em um post no Facebook anunciando as mudanças. “Então, hoje estamos lançando uma guia Feeds, onde você pode ver as postagens de seus amigos, grupos, Páginas e muito mais separadamente em ordem cronológica. O aplicativo ainda será aberto em um feed personalizado na guia Página inicial, onde nosso mecanismo de descoberta recomendará o conteúdo que achamos mais importante para você. Mas a guia Feeds oferece uma maneira de personalizar e controlar ainda mais sua experiência.”
Dividir o feed assim parece ser uma tentativa de equilibrar o desejo do Meta de que o Facebook se torne mais parecido com o TikTok – que recomenda conteúdo de toda a plataforma com base no que seus algoritmos acham que você pode estar interessado – e sua abordagem histórica de se concentrar nas contas e páginas que as pessoas realmente seguem. Mas tornar o feed inicial recém-renomeado como padrão mostra onde estão as prioridades do Meta para o Facebook, e o Meta diz que o feed está definido para se tornar “mais um mecanismo de descoberta” daqui para frente.
É importante observar que a guia Página inicial ainda mostrará postagens de amigos e familiares, mas estarão cercadas por recomendações escolhidas por um sistema de classificação de aprendizado de máquina. Também haverá anúncios na guia Feed. Portanto, parece que ainda haverá alguma sobreposição entre os dois.
A mudança mostra o quanto o feed de notícias principal do Facebook mudou ao longo dos anos, pois teve que responder às tendências emergentes de outros players de mídia social. E, em 2022, a maior ameaça é o TikTok . A tentativa da Meta de clonar mais ou menos diretamente a plataforma de mídia social com o Lasso foi encerrada após apenas 18 meses , e o foco da empresa mudou posteriormente para os Reels do Instagram para capitalizar a popularidade do formato de vídeo curto.
Mas o perigo do TikTok não diminuiu. O Facebook, a principal plataforma de mídia social da empresa, na verdade perdeu usuários diários pela primeira vez no último trimestre de 2021 e, embora a plataforma tenha voltado a crescer no primeiro trimestre deste ano, agora está crescendo mais lentamente do que nunca , à medida que o TikTok consome tempo gasto tanto nele quanto no Instagram. Com as mudanças de hoje, o Facebook está abrindo caminho para a adoção de feeds recomendados por algoritmos mais do que nunca.
Fonte: The Verge