fbpx
LOGO MEU CARTAZ (6)

Economia apresentou sinais de piora em diversos países em julho

Um levantamento divulgado recentemente apontou piora no cenário econômico mundial. Entenda os motivos.

Compartilhe este post

Um levantamento realizado pela S&P Global, empresa norte-americana, divulgado pelo MoneyTimes, apontou que as atividades econômicas ligadas ao setor industrial apresentaram piora nas maiores potências econômicas do mundo. O Brasil não ficou de fora. 

A pesquisa leva em consideração o PMI (índice de gerentes de compra, em tradução). Marcações abaixo de 50 correspondem a contração da atividade econômica. 

No continente europeu, o PMI atingiu 49,8 pontos devido à crise energética causada pela Guerra na Ucrânia. Com o conflito, a Rússia reduziu a oferta de gás natural para a Europa. Na China, o índice caiu de 51,3 para 50,4 pontos. Enquanto o Japão chegou ao seu pior patamar em 10 anos, aos 52,1 pontos. 

O índice dos Estados Unidos caiu 0,5 ponto e chegou a 52,2 entre os meses de junho e julho. O recuo ocorre em meio à recessão do país. No Brasil, os dados também apontaram queda, mas de forma mais moderada. O PMI nacional diminuiu 0,1 e está no patamar de 54 pontos. 

Perspectivas negativas para a economia global 

O último relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentou perspectivas negativas para a economia mundial. Caso os riscos se concretizem, a economia pode atingir uma das piores recessões em 50 anos. 

O motivo da preocupação está diretamente ligado à Guerra na Ucrânia. A Rússia reduziu drasticamente o fornecimento de gás natural para a Europa, e o Fundo afirma que é possível que esse fornecimento seja totalmente suspenso.

Além disso, os preços dos alimentos seguem em alta com a distribuição de grãos impactada pelo conflito. Nesse sentido, os riscos do índice da fome correm riscos de aumentarem ainda mais pelo mundo. 

A organização ainda alerta para o perigo de uma futura estagflação, o que paralisaria o crescimento global e o reduziria a 2%. Esse nível só foi visto em cinco ocasiões desde 1970.

EUA, China e Guerra na Ucrânia

Tais perspectivas ocorrem em meio ao cenário de recessão nos Estados Unidos e desaceleração na China, após as medidas de contenção da Covid-19. 

A economia, já fragilizada pela crise sanitária, foi impactada ainda mais pelos efeitos da Guerra na Ucrânia, o que fez com que os bancos centrais aumentassem ainda mais as taxas de juros. 

O Banco Central brasileiro elevou a taxa de juros mais uma vez, pela 12ª vez consecutiva. O fim do ciclo de altas, esperado para o mês de junho, foi postergado. A taxa Selic está em 13,75%. 

Se inscreva em nossa Newsletter

Ao Enviar Seu E-Mail Você Estará De Acordo Com Nossa Política De Privacidade.
Prometemos Não Te Enviar Spam.

Recomendado para você:

Variedades

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Monarca apresentava problemas de saúde desde outubro de 2021 e estava se ausentando de compromissos oficiais; príncipe Charles é o primeiro na linha de sucessão

Como podemos te ajudar hoje?

Agência Meu Cartaz | Soluções de A a Z para suas ideias.

plugins premium WordPress